quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Palmarés




  • Iniciei a minha carreira no clube oriental de Pechao em Janeiro de 1996, após um ano de prática, sagrei me campeã nacional de marcha atlética(estrada),na distancia de 2 km individual e colectivo em infantis.

  • Em 1998 venci o torneio "marcha olímpica "(pista),na distancia 3.000 mts com tempo de 15.37,7, e fui vice campeã nacional de estrada contribui para conquista do titulo colectivo em iniciadas.
  • NO ano 1999, notabilizei-me na disciplina de marcha atlética, ganhei os 3 campeonatos individuais em que participei, 4 km (estrada) iniciada, 3.000 mts marcha no torneio nacional marcha olímpica (pista), e o titulo mais importante na minha curta carreira, campeonato de juvenis 1 lugar nos 4.000 mts sendo ainda iniciada.
  • EM 2000, conquistei novamente os 3 títulos do meu escalão, campeã nacional estrada, campeã nacional de juvenis de pista, no nacional de juniores de pista coberta sou vice campeã nacional e falhei o torneio olímpico jovem por doença (cirurgia apêndice) e estreia-se na distancia dos 10 km com tempo 52.46 obtidos no campeonatos de Portugal em Coimbra.
  • EM 2001, volto a sagrar me campeã nacional de estrada e campeã nacional juvenil em pista, e volto a ser vice campeã no nacional de juniores de pista coberta, e venço o torneio olímpico jovem na categoria de juvenil. sou pela primeira vez INTERNACIONAL ao estar no presente no CAMPEONATO DO MUNDO DE JUVENIS EM DEBRECEN /HUNGRIA, classifiquei me no honroso 10ª LUGAR nos 5.000 mts, ficando a escassos 53 centésimos do meu recorde pessoal.
  • NO ano de 2002, conquisto novamente os 3 títulos do meu escalão, campeã nacional de estrada, campeã nacional de juniores em pista e sou campeã nacional de juniores em pista coberta. Pela segunda vez sou INTERNACIONAL ao estar no CAMPEONATO DO MUNDO DE JUNIORES EM KINGSTON/JAMAICA, ai fiquei em 12ª LUGAR nos 10.000 mts marcha com 48.57,61, batendo largamente o meu recorde pessoal e regional.
  • EM 2003,volto a ser campeã nacional estrada, campeã nacional de juniores em pista e campeã nacional de juniores em pista coberta ,represento PORTUGAL NA TAÇA DA EUROPA DE MARCHA COMO JÚNIOR EM CHEBOKSARY /RÚSSIA onde obtenho 14ª lugar.EM TAMPERE / FILANDIA, CONQUISTO A BRILHANTE MEDALHA DE BRONZE NOS CAMPEONATOS DA EUROPA DE JUNIORES, ao realizar 47.36,15 nos 10.000 mts marcha ,melhoro o meu recorde pessoal e regional em 1 minuto e 14 segundos e só sou derrotada por duas russas a grande potencia mundial na marcha.
  • EM 2004, meu primeiro ano de sénior, venci os 3 nacionais do meu escalão de sub 23, campeã nacional de sub 23 em pista coberta, campeã nacional de estrada, campeã nacional de sub 23 em pista ,e sou vice campeã nacional nos campeonatos de Portugal absoluto; represento PORTUGAL na TAÇA DO MUNDO DE MARCHA EM NAUMBURG /ALEMANHA, fazendo parte da equipa sénior nos 20 km. Represento novamente PORTUGAL NO ENCONTRO INTERNACIONAL CATALUNHA/ FINLÂNDIA /PORTUGAL prova em teve lugar no estádio olímpico de BARCELONA em k fui 3.EM AGOSTO AO REPRESENTAR PORTUGAL NOS IBERO-AMERICANOS, CONQUISTO A MEDALHA DE PRATA com excelente registo 44.33.75 nos 10.000 mts, melhorando assim o meu recorde pessoal e regional, batendo o RECORDE NACIONAL DE SUB 23.
  • NO ano de 2005, sagrei me campeã nacional de sub 23 de estrada. Campeã nacional de pista coberta e campeã nacional de pista, e volto a ser vice campeã nacional nos campeonatos de Portugal de pista coberta absolutos, volto ser internacional nos CAMPEONATOS DA EUROPA DE SUB-23 EM ERFUT/ALEMANHA, EM K FUI 4ª LUGAR com marca de 1h36,13 nos 20km.Falho a TAÇA DA EUROPA DE MARCHA na HUNGRIA por lesão.Venho dos campeonatos da Europa e participo nos CAMPEONATOS DE PORTUGAL em k me sagro CAMPEÃ DE PORTUGAL com novo RECORDE NACIONAL DE SUB-23.
  • EM 2006, sou campeã nacional de novo nos 3 nacionais, nacional de estrada, nacional de pista coberta e nacional de pista tudo de sub 23, ainda no nacional de estrada também sou 3ªlugar absoluto. Sagro me campeã de Portugal de pista coberta e vice campeã de portugal na pista nos 10.000 mts marcha com um novo RECORDE NACIONAL de sub-23 com 44.19.13.Represento PORTUGAL NA TAÇA DO MUNDO DE MARCHA NA CORUNHA/ESPANHA, em que me classifiquei em 14ª lugar com 1h31.02 nos 20 km e estabeleço um novo RECORDE NACIONAL de sub-23 em estrada, e ajudo a equipa a ser 4ª lugar e ainda mínimos para campeonato da Europa GOTEMBURGO/SUÉCIA , campeonatos esses k não fui seleccionada (opção do seleccionador)...ainda nesta ano faço uma prova de 20.000. mts na pista de QUARTEIRA na taça AA.ALGARVE em k bato O RECORDE NACIONAL de PISTA de sub-23.No final desta época sou operada a uma hérnia na virilha esquerda.
  • No ano de 2007, volto a participar nos 3 nacionais, sou vice campeã nacional de pista coberta, nacional de estrada sou 3ª lugar e nos campeonatos de Portugal de pista volto a ser 3º lugar e volto a não ser seleccionada para os campeonatos do mundo em OSAKA /JAPÃO.Final de mais uma época em k volto a ser operada ah mesma hérnia inguinal.
  • No ano de 2008, ano e que falho os dois nacionais, nacional de pista coberta e nacional de estrada devido a lesão no pé. Iniciei bem a época, com uma prova na pista de Quarteira, em que faço 20.000. mts marcha, faço das minhas melhores marcas, 1h30.49 marca que mesmo não contando,é,minimo olímpico.Participo em RIO -MAIOR, prova que faz parte do circuito do challeng mundial de marcha,sou surpreendente 3ºlugar com marca de 1h29.57, e passo a ser a segunda mulher portuguesa a baixar de 1h30 aos 20km e aqui sim novamente mínimo olímpico , e marca em que me valeu voltar para a lista do comité olímpico com bolsa de semi-finalista-PREPOL.Represento PORTUGAL, NA TAÇA DO MUNDO DE MARCHA EM CHEBOKSARY/RUSSIA, em que volto a fazer um bom resultado sendo 11ºlugar, com novo recorde pessoal nos 20km com 1h29.39, ajudando assim a equipa a se sagrar VICE-CAMPEÃ DO MUNDO DE MARCHA.Sagro-me CAMPEÃ DE PORTUGAL DE PISTA NO SEIXAL, e estabeleço um novo RECORDE DE PORTUGAL NOS 10.000 MTS. MARCHA com 43.08, com este excelente resultado ajuda a que seja seleccionada para os JOGOS OLÍMPICOS EM PEQUIM/CHINA.Nos jogos olimpicos, consigo lutar e ser 8º lugar, FINALISTA OLÍMPICA, resultado ainda mais surpreendente pois bato o RECORDE DE PORTUGAL NOS 20KM COM 1H27.46.
  • Em 2009, participo nos dois nacionais, campeonato de Portugal de estrada sou 3ºlugar,nos campeonatos de Portugal de pista coberta sou 2º lugar.Participo em RIO MAIOR, prova do challeng mundial de marcha, sou 7º lugar e 3º portuguesa com melhor marca do ano/época. Integro novamente a selecção portuguesa na TAÇA DA EUROPA DE MARCHA EM METZ/FRANÇA em que fui 13º lugar. Falho os campeonatos de Portugal de pista por lesão(ruptura muscular),e abdico do campeonato do mundo em BERLIM, por não estar em condições fisicas-lesão.Das piores épocas da minha carreira. Fim da época volto a ser operada e hérnia pela 3ª vez.

Sem comentários: